Fantástica Filmes - Serasa eCred
- Marcello Caldin
- 1 de dez. de 2017
- 4 min de leitura
Como podemos criar e desenvolver um comercial para a televisão, quando se tem como personagem principal uma galinha? Diante desta reflexão inicial, alguns conceitos precisaram ser desenvolvidos com profundidade e propriedade, através do olhar cuidadoso do diretor do filme, Marlon Klug, que nos conta em detalhes os desdobramentos dessa aventura criativa.

Marlon, seja bem-vindo ao Blog Filosofia Digital. É um grande prazer tê-lo por aqui compartilhando esta experiência tão peculiar. Como este projeto do filme da Serasa eCred chegou até as suas mãos?
"Quando a agência David nos procurou para falar sobre este novo filme, buscava por um diretor que topasse o projeto para utilizar animais reais e não animais feitos de animatronic. Quando eu conversei com a agência, deixei clara a minha concepção de que o grande pulo do gato, seria tratar a galinha como um personagem real e dentro de uma narrativa dramática.”
"Foi então, que criamos uma história ambientada na cidade, de uma galinha obcecada por voar e em uma atmosfera cercada por objetos de cena relacionados a esse tema. Vemos por exemplo, a galinha lendo uma revista ou montando um quebra-cabeça, tudo relacionado ao seu sonho."
Como foi dirigir uma galinha?
"No começo, eu tinha o receio de que as gravações fossem se prolongar muito, justamente por termos de gravar as reações certas da galinha, mas na verdade, o processo foi muito simples e rápido. A galinha não era adestrada, mas foi cuidada pelo Cristiano Alex de Souza, que na verdade é um cenotécnico, mas que por coincidência, descobrimos que também levava muito jeito com animais. A galinha, a Alcione, foi muito bem em suas interpretações (risos)."
"É importante destacar, que muita preparação e estudo foram necessários para que tudo corresse dessa forma, porque o filme envolvia processos de pós-produção muito intensos. Antes das filmagens a equipe conversou muito com o diretor de fotografia (Russo Loyola) e inclusive, durante todos os dias de gravação, estavam presentes. Em um filme como esse, a equipe de pós-produção, tinha o mesmo poder de decisão, que o diretor em cortar uma cena."
Mas como vocês fizeram a Alcione bicar o celular na posição certa?
"Nós primeiro testamos utilizar uma imagem no celular de um grão de milho, mas não deu certo (risos). Depois nós prendemos um pedaço de milho na tela do celular com fundo verde, já na posição correta, que seria aplicada posteriormente através de rotoscopia, e aí, tudo correu muito bem."
Já no segundo dia de gravação vocês fizeram a parte do planador, conte como foi esse processo?
"Nós fomos até um pequeno aeroporto em Florianópolis, que tinha os planadores e aqueles aviões que puxam o aparelho. Foram utilizadas sete câmeras no total, uma Alexa e seis GoPro 4K. A Alexa ficou dentro do avião e com mais duas GoPro 4K. No planador colocamos 4 câmeras GoPro 4K.”
Quando eu assisti a primeira vez ao filme, poderia jurar que a Alcione estava dentro do planador? Isso não é verdade, não é mesmo?
"A minha primeira ideia era colocar de verdade a Alcione dentro do planador e gravar, mas durante a produção, novas ideias foram surgindo e amadurecendo, inclusive diante da preocupação com a segurança tanto da galinha, quanto do piloto. A galinha nunca foi ao ar (risos). Nós fizemos todas as cenas com a galinha dentro do planador no solo.”
Assisti muitas vezes ao filme e ainda não consigo identificar qualquer diferença de luz nas cenas da Alcione dentro do planador. Qual foi a mágica?
"Olha, eu não quero me gabar, mas a Fantástica Filmes têm uma equipe incrível, e toda a parte de pós-produção é feita com tanta qualidade, que realmente as pessoas não conseguem identificar qualquer diferença na luz. Mas novamente, existiu toda uma preparação antes das gravações, para que isso fosse possível. Não dá para ser diferente. Não dá para gravar e resolver na ilha, como se fala."
Você encontrou algum tipo de imprevisto durante as gravações?
"Imprevisto não. Nós sabíamos que o avião teria algum tipo de tremor natural, mas isso também foi solucionado na pós-produção."
A Fantástica Filmes está trabalhando em Curitiba há doze anos, através dos olhos cuidadosos dos seus proprietários, Marlon Klug, Hermínio Júnior e Ivan Stephan e traz ao mercado uma qualidade técnica e artística sem precedentes, sendo reconhecida como Produtora do Ano, no Colunistas Sul 2017. Mas não é apenas isso. Ter uma produtora de filmes aqui em Curitiba, com este tipo de unidade entre os seus profissionais diretos e indiretos, traz à tona uma importante reflexão sobre os possíveis desdobramentos futuros no nosso mercado, aonde existe espaço para avançarmos ainda mais.
Neste filme da Serasa eCred, o cuidado e a atenção aos detalhes são incríveis e ressaltam todas as concepções do seu diretor, que desde o início do contato com a agência, pode enfim, sinalizar as soluções para que o trabalho fosse realizado da maneira correta. Gradualmente estamos vivenciando o retorno dos roteiros ousados, criativos e divertidos e assim, novamente podemos creditar ao futuro, novas e maravilhosas possibilidades de trabalho.
Importante destacar, a grande e extensa preparação técnica, realizada antes das gravações e que asseguraram o sucesso da produção, solidificando um correto Fluxo de Trabalho e servindo de exemplo a ser aplicado dentro do nosso mercado. Eu sempre costumo afirmar, que cada produtora de filmes é um universo à parte e que possui suas próprias regras e soluções e com a Fantástica Filmes, isso não é diferente.
A todos os saudosistas da época dourada dos filmes em película, hoje o filme digital prova ser um desafio ainda maior, porque envolve uma perícia técnica muito além do horizonte, mas que também demonstra ser um processo de grande retorno artístico e comercial. Afinal, quem pode lidar com esses desafios e ainda entregar resultados como este filme da Serasa eCred, merece liderar toda uma comunidade de profissionais.
Equipe Técnica Fantástica Filmes Filme Serasa eCred:
Agência: David Vp de Criação: Rafael Donato Criação: Luiz Alexandre Musa, Christiano Vellutini e Rafael Donato Head of Integrated Production: Fabiano Beraldo Atendimento: Carolina Vieira, Natalia Racowitsch e Martina Adati Produtora: Fantástica Filmes Direção de Cena: Marlon Klug Direção de Fotografia: Russo Loyola Direção de Arte: Alex Rocca e Rosane Melink Assistente de Direção: Felipe Claudino Designer de Produção: Rosane Melink Produção Executiva: Herminio Vinholi Jr e Marlon Klug Gerente de Processo: Ana Maria Sequinel Diretores de VFX: Ivan Stephan e Bruno Wotroba Pós produção e finalização: Fantástica Post Composição VFX: Michel Takahashi e Karlos Schirmer Artista 3D: Leonardo Sindlinger Concepts: Estevão Lucas Engenheiro VFX: Ivã Stival Montagem: Maneco e Marlon Klug Treinador de Animais: Cristiano Alex de Souza Color Grading: Psycho n’ Look Produtora de Áudio: Punch
Agradecimentos especiais:
Marlon Klug
Emanoel Maciel (Maneco)
Websites:
Fantástica Filmes: link
Vimeo: link
Commentaires